ATPS ELETRONICA DIGITAL 1
CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
ATPS – ELETRÔNICA DIGITAL
Apresentação de trabalho à UNIPLI/Anhanguera Educacional da disciplina Eletrônica Digital do curso de Engenharia de Controle e Automação sob a orientação do professor Ednardo Miranda.
RA
Nome Completo
Curso
Série
Sala
5660120618
WANDERSON LONTRA LOPES DE OLIVEIRA
Eng. Autom.
5ª
J206
NITERÓI
2014
INTRODUÇÃO:
As portas lógicas são componentes básicos da eletrônica digital. Elas são usadas para criar circuitos digitais e até mesmo circuitos integrados complexos. Em eletrônica digital apenas dois niveis são permitidos, “0” e “1”. Zero representa tensão de 0 V, enquanto que “1” representa uma tensão de 5 V no padrão TTL.
Assim as portas lógicas são capazes de realizar diversas operações matematicas,para desenvolvimento da lógica digital.
Famílias lógicas CMOS: A tecnologia MOS é normalmente a preferida para a implementação de circuitos mais complexos, quer por apresentar menores requisitos de área por transístor, quer por apresentar menor consumo.
TTL e CMOS constituíram as alternativas principais durante muitos anos, mas a evolução tecnológica permitiu o aparecimento regular de outras soluções de compromisso entre a velocidade e o consumo:
Em CMOS, temos as variantes HC (high-speed CMOS) e HCT (compatível pino a pino com os TTL).
CMOS significa Complementary Metal Oxide Semiconductor (Semicondutor de Óxido-Metal Complementar), usa tanto FETs canal-N quanto canal-P no mesmo circuito, de forma a aproveitar as vantagens de ambas as famílias lógicas.
As características principais desta família são o reduzido consumo de corrente (baixa potência), alta imunidade a ruídos e uma faixa de alimentação que se estende de 3V a 15V ou 18V dependendo do modelo.
PORTA AND:
Essa