Atps eletricidade
Passo 01
Assistir ao vídeo indicado abaixo, sobre Leis de Faraday e Lenz, que aborda de forma criativa os conceitos a serem reafirmados nesse passo. Disponível em:
• Mago da Física – Freio Eletromagnético. Ano 2009. Disponível em:
. Acesso em: 02 nov. 2011.
Passo 02
O experimento teve como materiais de testes um tubo acrílico, um tubo de cobre, um imã cilíndrico de massa “n” e uma peça de aço cilíndrica de massa “n” (igual ao imã).
A experiência teve como objetivo explicar as Leis de Faraday e Lenz através do tempo e velocidade em que os cilindros (aço e imã) levam para percorrer os tubos de acrílico e cobre.
O resultado foi que tanto o imã como o aço demoraram o mesmo tempo para percorrerem o tudo de acrílico, porém para o tubo de cobre, o imã levou um tempo consideravelmente maior. Isso se deve ao campo magnético variável que se cria no momento em que o imã é abandonado no cilindro, causando uma Força Eletromotriz Induzida, que por sua vez provoca uma Corrente Elétrica (devido ao circuito fechado) gerando um campo magnético que se contrapõe ao campo magnético que a originou. Criando assim uma força magnética para cima, contra a força peso para baixo, cuja resultante é igual a zero, fazendo com que o imã caia com um movimento uniforme (mais lento).
Passo 03
Um indutor é um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica. O indutor pode ser utilizado em circuitos como um filtro passa baixa, rejeitando as altas frequências. Também costumam ser chamados de bobina, choke ou reator.
Abaixo uma tabela com os valores comerciais comuns para indutores:
Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Indutor; http://www2.eletronica.org/hack-s-dicas/valores-comerciais-para-resistores-capacitores-e-indutores/. Acesso em 02 out. 2012.
Indutores Comerciais:
|1.0H