Atps eletricidade
Introdução ................................................................................................. 1
Desenvolvimento ...................................................................................... 1
Conclusão .................................................................................................. 2
Referências ................................................................................................ 2
Introdução
Etapa 1 Indutores
Nesta etapa, apresentaremos uma análise sobre indutores, que se trata de um componente eletrônico muito simples, constituído por uma bobina de material condutor, por exemplo, fio de cobre. Entretanto, pode fazer algumas coisas bem interessantes devido às propriedades magnéticas de uma bobina.
Desenvolvimento
Passo 2
Este experimento consiste em demostrar a interação entre o imã e o tubo de cobre, que inicialmente não interage com o imã. A movimentação do imã gera uma movimentação do campo magnético que por sua vez gera uma diferença de potencial induzido uma corrente elétrica no tubo. Esta corrente elétrica interagiria com o campo magnético do imã e causaria a retardação da queda do imã no tubo de cobre.
Lei de Faraday: a corrente elétrica induzida em um circuito fechado por um campo magnético, é proporcional ao número de linhas do fluxo que atravessa a área envolvida do circuito, na unidade de tempo.
Lei de Lenz: enuncia que a corrente gerada pela lei de Faraday terá o sentido oposto de modo a cancelar a mudança de fluxo do campo magnético.
Um exemplo de se ver isso é quando aproximamos a espira do imã o fluxo de campo magnético aumenta e uma corrente elétrica é induzida na espira. O sentido desta corrente é tal que gera um campo magnético no sentido contrário ao campo magnético do imã. Enquanto que quando afastamos a espira do imã, a corrente é em sentido tal que gera um campo na direção do campo magnético do imã.
Passo 3:
Indutores:
1.0H 1.1H 1.2H
1.3H 1.5H 1.6H
1.8H