ATPS Eletricidade Incompleto
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
CAMPO, POTENCIAL E DIFERENÇA DE POTENCIAL
ANALISE E SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
SANTO ANDRÉ
2014
ETAPA I
Campo, Potencial e Diferença de Potencial
Pode-se dizer que ‘eletrostática’ é o estudo das cargas elétricas em repouso. Toda carga elétrica é composta por moléculas que são compostas por átomos. Os átomos são compostos por 3 tipos de partículas: Elétrons, Nêutrons e Prótons. Todo átomo possuí duas regiões distintas: Núcleo e Eletrosfera. No núcleo ficam os prótons e os nêutrons; na eletrosfera ficam os elétrons.
Os prótons são partículas com carga positiva, os elétrons têm carga negativa e os nêutrons tem carga neutra.
A eletrostática é basicamente descrita por 2 princípios: o da atração e da repulsão de cargas conforme seu sinal e a conservação de cargas elétricas.
As cargas elétricas são constituídas por corpos eletrizados.Um corpo eletrizado é um corpo em um estado anormal, isto é, possuí prótons e elétrons em quantidades diferentes, ou seja, tem excesso ou falta de elétrons. Um corpo eletrizado negativamente é um corpo que tem excesso de elétrons; um corpo eletrizado positivamente tem falta de elétrons; um corpo neutro possuí elétrons e nêutrons em quantidades iguais. Quanto mais elétrons faltarem ou sobrarem no corpo, mais eletrizado esse corpo estará, aumentando seu valor.
A Lei de Coulomb trata da força de interação entre as partículas eletrizadas, as partículas de mesmo sinal se repelem e as de sinais opostos se atraem.
Por exemplo: se pegar um canudo de plástico e esfregar ou fazer entrar em atrito numa só direção com um pedaço de papel, esse papel estará perdendo elétrons enquanto o canudo de plástico estará ganhando elétrons ficando eletrizado negativamente, enquanto o papel ficará eletrizado positivamente. O canudo estará eletrizado negativamente porque passará a possuir excesso de elétrons; o papel estará eletrizado positivamente porque