ATPS Eletricidade Aplicada
ELETRICIDADE APLICADA
NOME
SEM.
ENGENHARIA
RA
Introdução
Quando um fluxo de elétrons por determinado condutor existe, temos a presença de uma corrente elétrica. Um fenômeno natural formado por cargas elétricas positivas e negativas. Quando falamos de corrente elétrica nos deparamos com a definição de corrente contínua e corrente alternada.
Corrente Contínua (CC)
Esta corrente possui dois pólos: um positivo e outro negativo. Como a corrente possui polos definidos, sentido dos elétrons também se torna definido e os elétrons caminham sempre em um único sentido. Ou é sempre positiva ou sempre negativa.
Corrente Alternada (CA)
Na corrente alternada o fluxo de elétrons não segue um único sentido. Não possui polarização definida como na corrente contínua, portanto oscila entre o positivo negativo. Esse fluxo variado é muito importante para os transformadores que existem em uma linha de transmissão, pois eles só funcionam através do fluxo alternado de elétrons.
Vantagens e Desvantagens
Na maior parte, as vantagens e desvantagens estão relacionadas ao custo e benefício, A maior vantagem no uso da corrente alternada é na produção de energia das grandes usinas. É mais cara do que a corrente contínua, mas é tipo ideal de corrente para percorrer longas distâncias,
Pois evita grandes perdas de energia. No caso da corrente contínua, mesmo sendo mais barata não é a melhor opção na produção de energia. Como não há alternância entre os polos, este sistema não é aceito por transformadores e assim não consegue ganhar maior voltagem. Por isso, não pode seguir muito longe e é usada em pilhas, baterias e nos circuitos internos de aparelhos eletrônicos, como os de um computador. Para que fosse usada na produção de energia seria necessário ter uma usina a cada dois ou três quilômetros.
Voltagem e frequência ao redor do mundo:
Ásia: a maioria dos países tem voltagem 220V e