atps eletrica.
Um condutor metálico é populado por um grande número de elétrons livres, que estão ligados à estrutura do material, mas não particularmente aos átomos. Havendo uma diferença de potencial entre as extremidades, os elétrons se movem em direção do pólo positivo (eles são cargas negativas). Esta forma de corrente é a contínua. Tensão: Define-se por Tensão a diferença de potencial entre os condutores carregados de um circuito. Essa tensão (V) será utilizada pelo programa no dimensionamento dos condutores de um circuito. Corrente: Corrente elétrica pode ser definida como a quantidade de carga que passa por determinada área em certo intervalo de tempo.
Resistência: Resistência elétrica é a dificuldade que um condutor oferece à passagem de uma corrente elétrica, ou a perda de energia que uma carga sofre ao atravessar um condutor.
A Primeira Lei de Ohm indica que a diferença de potencial (V) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I).
Quando essa lei é verdadeiro num determinado resistor, este se denomina resistor ôhmico ou linear. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:
Onde:
V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em Volts
R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohms
I é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampères
E essa expressão não depende da natureza de tal resistor: ela é válida para todos os resistores.
Entretanto, quando um dispositivo condutor obedece à Lei de Ohm, a diferença de potencial é proporcional à corrente elétrica aplicada; isto é, a resistência é independente da diferença de potencial ou da corrente selecionada.
Dizem-se, em nível atômico, que um material (que constitui os dispositivos condutores) obedece à Lei de Ohm quando sua resistividade é independente do campo elétrico aplicado ou da densidade de corrente escolhida.
Conhecendo-se duas das grandezas envolvidas na Lei de Ohm, é fácil calcular a terceira: