ATPS ELEMENTOS MAQUINAS
O estudo da confiabilidade de componentes e estruturas leva em consideração que os produtos podem falhar. Pode-se recorrer a própria definição - "confiabilidade é a probabilidade de que um componente ou sistema não falhe durante sua vida útil."- Vê-se por aí que a FALHA é algo que pode ser aceito mesmo em projetos com um nível altíssimo confiabilidade como a indústria aeroespacial, por exemplo.
Devido a atingir a confiabilidade é necessária a concepção de componentes que funcionem com baixas taxas de falha durante toda a sua vida útil. Claro que a partir do entendimento das inúmeras possibilidades presentes em um projeto e produção de um componente tanto qualitativa quanto quantitativamente, as falhas devem ser entendidas e usadas como fonte de realimentação de dados para o projetista (lições apreendidas). Com as lições aprendidas, o entendimento das falhas permite aperfeiçoar e otimizar o projeto e a analise de falhas passa a funcionar como uma ferramenta de trabalho e não somente como uma investigação que determine o "culpado" pelo incidente
Etapa 1 para realização: 03 horas)
_ Aula-tema: a perspectiva de prevenção da falha.
Essa atividade é importante para poder assegurar que o projeto proposto funcionará como pretendido de modo seguro e confiável.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Definir quais serão os dados que a equipe irá utilizar para calcular todo o projeto do guindaste. Somar os últimos algarismos dos RA´s dos integrantes do grupo e identificar os dados na tabela abaixo:
Final de samatoria Valor da carga
1 6000 lbf
2 3000 lbf
3 2500 lbf
4 4500 lbf
5 5200 lbf
6 6500 lbf
7 3500 lbf
8 2750 lbf
9 8500 lbf
0 7200 lbf
Ficou definido a carga mediante a somatória dos últimos algarismos o valor de 3500 lbf.
A somatória dos últimos algarismos dos RA’S foi igual a 49 isolando o ultimo numero foi 9 portanto o valor da carga a ser adotado para o projeto será de 8500