atps educação e diversidade
Multiculturalismo e Pluralismo cultural andam juntos, mas são completamente diferentes .
O multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas em uma determinada sociedade sem que nenhuma delas predomine termos.
O Pluralismo Cultural consiste no conhecimento e a valorização das características étnicas e culturais dos grupos sociais.
Multiculturalismo e educação: desafios para prática pedagógica O problema da educação escolar esta em diversos setores como; formação de professores, qualidade de ensino, universalização da escolarização, dinâmica interna das escolas, projeto político-pedagógico, concepção curriculares, relações com a comunidade, indisciplina e violência escolares, processos de avaliação no plano institucional e nacional, entre outros. Temos a necessidade de reinventar a educação enfrentando a questão da crise atual de uma forma mais profunda, introduzindo novas tecnologias de informação e comunicação ajustando à escola a modernização, pois a questão do multiculturalismo não pode ser ignorada. A escola é um cruzamento de cultura, onde a responsabilidade que a distingue de outras instâncias de socialização e confere identidade e relativa autonomia é a medição reflexiva daquelas influencias plurais que as diferentes culturas exercem de forma permanente sobre as novas gerações. A escola sempre teve dificuldade em lidar com pluralidade e a diferença. No entanto abrir espaço para as diversidade, a diferença e para o cruzamento de culturas constituem o grande desafio, as questões culturais não podem ser ignoradas pois corre o risco da escola se distanciar cada vez mais dos universos simbólicos, da mentalidades e das inquietudes das crianças e jovens de hoje.
As diferentes abordagens do multiculturalismo. Nosso continente é um continente construído cm uma base multicultural muito forte, onde as relações tem sido constante através de toda história, uma historia dolorosa e trágica