ATPS Educação em Ambientes não Escolares
Centro de Educação a Distância
PEDAGOGIA
Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares
Claudete do Nascimento – RA: 382511
Roseli Anjos Gonsalves – RA: 382976
Tatiele Lopes dos Santos – RA: 382956
A Educação e Seus Diferentes Conceitos Frente à Sociedade
Tutor (a) EAD: Kate Oliveira Kumada.
Iguatemi-MS Abril/2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trás nossa reflexão sobre a Educação não formal, que ao contrário da Educação Formal que pode ser resumida como aquela que está presente no ensino escolar institucionalizada, cronologicamente gradual e hierarquicamente estruturada, é aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, através de experiência diária em casa, no trabalho e no lazer.
Podemos definir Educação não formal como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que normalmente se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino. É preciso diferenciar a Educação não formal de outros tipos de educação que são bem parecidas suas funções e objetivos pra com a sociedade.
A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
No entendimento do Ministério da Educação/MEC, a educação formal é, sobretudo, aquela que ocorre nos sistemas de ensino conhecidamente como tradicionais; já a Não formal, seria àquela que corresponde com as iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino, enquanto a informal e a incidental são as que ocorrem ao longo da vida do ser humano, considerado um aprendizado relevante.
Assim sendo, podemos dizer que tudo aquilo que agregamos, torna-se repertório para a construção de nosso aprendizado e futura vivência, isso pode ser desde um simples jogo de tabuleiro ou situações diárias, até mesmo enfrentar os desafios de um negócio próprio. (Coletividad, 2013).
A Educação não formal são processos educacionais fora da lógica do sistema regular de