ATPS EDUCA O L DICA J Ssica
Educação Lúdica
Prof.ª Adriana Rodrigues da Silva
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
FERNANDA BEATRIZ SANTOS TEIXEIRA
RA 424807
HELENICE CÁSSIA DOS SANTOS
RA 424841
JÉSSICA APARECIDA DOS SANTOS
RA 424868
JOSIMARA CRISTINA DE JESUS DE ASSUMÇÃO
RA 424883
LUCIMARA DE OLIVEIRA ALVES SANTOS
RA 424924
ROSEIRA
2014
RELEITURA E RECONSTRUÇÃO DA OBRA DE PIETER BRUEGEL
Cinco – Marias ou Jogo das Pedrinhas
Faixa etária: A partir dos 5 anos.
Material: Cinco saquinhos recheados com arroz.
Regras: Inicialmente determinam-se a ordem dos participantes. O primeiro joga os cinco saquinhos para cima deixando-os cair no chão aleatoriamente. Então, ele escolhe um dos saquinhos e joga para cima. Antes de pegá-lo de volta, recolhe com uma mesma mão outro que está no chão. Em seguida joga um dos que está em suas mãos para cima e pega um terceiro, assim, sucessivamente até o número cinco. Se o saquinho que está no ar cair , a criança passa a vez para outra. Ganha quem conseguir segurar todos os saquinhos.
Áreas Desenvolvidas:
Social: Há uma competição e troca. Uma criança estimula a outra a melhorar seu desempenho, favorecendo a integração. Motora: Desenvolvimento da motricidade fina, coordenação visual e tátil (da mão e do olho) a lançar um saquinho para cima e pegar outro antes de cair.
Cognitiva: Desenvolve-se a noção de espaço temporal, raciocínio lógico e matemático, atenção, concentração, observação, agilidade e mira.
Afetiva: A criança aprende a esperar a vez.
IMAGENS DESCRITIVAS DA BRINCADEIRA – CINCO MARIAS
Cinco Marias
REFLEXÃO SOBRE O BRINCAR
A importância do brincar para criança já faz parte da retórica de boa parte dos profissionais que trabalham na Educação
Infantil. É o adulto, na figura do professor, que na instituição infantil, ajuda a estruturar o campo das brincadeiras na vida das crianças. Consequentemente é ele que organiza sua base estrutural, por meio da oferta de determinados objetos , fantasias, brinquedos ou jogos, da delimitação