ATPS EDUCA O ESPECIAL 7 SEMESTRE
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Educação Especial
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisitos para conclusão da disciplina Educação Especial 7°semestre, sob orientação da professora-tutora à distância Adriana Tonato Camarotti
Célia da Silva e Silva RA: 12.99.16.87.32
Maria Viana Alves RA: 55.44.12.60.77
Michely Cardoso RA: 55.34.10.28.94
Paulo H. R. Freitas RA: 63.18.19.95.14
Sandra Ap. G. dos Santos RA: 87.42.15.96.21
VALINHOS - 2015
Inclusão
“Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças.”( Maria Teresa Eglér Mantoan) Para a educadora, na escola inclusiva professores e alunos aprendem uma lição que a vida dificilmente ensina: respeitar as diferenças. Esse é o primeiro passo para construir uma sociedade mais justa.
É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Já inclusão é estar com, é interagir com o outro, a inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade.
Quando falamos em inclusão, já colocamos implícito a ideia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já foi excluído. Ao se pensar em uma sociedade inclusiva,deve-se pensar em um sistema que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade.
O termo inclusão já traz implícito a idéia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já foi excluído. A inclusão está respaldada na dialética inclusão/ exclusão, com a luta das minorias na