ATPS Economia
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ECONOMIA
Tutor: Roni Everson Buglia
KELLY CRISTINA FURIAN RA 3830705387
NEWTON KOITIRO NAKANO FILHO RA 3876738176
GRAZIELE RAMOS DA SILVA RA 4351866249
LILIAN DA ROCHA PACHECO RA 4351864202
Campinas, 17 de setembro de 2012.
O objetivo desta ATPS foi fazer um levantamento da realidade do mercado imobiliário, sendo que hoje ele é responsável por 6,2% do PIB nacional, mesmo contando com vários investimentos nesse setor, ainda há uma carência de moradia que gera um déficit de aproximadamente 5,5 milhões de unidade habitacionais, assim vimos no ramo da construção civil um negocio com retorno garantido.
Vimos no mercado imobiliário um cenário altamente favorecido pelo ambiente macroeconômico e progressos na legislação, o investimento em imóveis apresenta grandes vantagens por sua solidez, segurança e em especial pelo potencial de crescimento futuro do mercado de imóveis. A compra de unidades comerciais ou residenciais traz hoje grande valorização e rentabilidade para os investidores, gerada com aluguel e revenda. O momento do mercado imobiliário brasileiro é único. O cenário atual de estabilidade econômica com a expansão da classe média, nível de desemprego reduzido e elevação do poder de compra se alia ao aumento da renda e da oferta de crédito para apresentar as melhores perspectivas possíveis para o mercado imobiliário.
No Brasil, o percentual emprestado para a compra do imóvel vem aumentando devido à entrada, nesse mercado, de famílias de menor renda, que têm mais dificuldade em poupar, mas também de parte da população que está mais confiante em contratar um financiamento de longo prazo, pois com a economia mais estável já que a cada ano só há aumento no numero dos trabalhos