Atps economia
Chegamos à última fase da nossa ATPS e nesta parte teremos como objetivo mostrar como o ciclo econômico, a inflação, as taxas de juros e de câmbio, as crises econômicas e os acontecimentos mundiais interferem na locação de automóveis. Mostrando que uma empresa, mesmo estando preparada para enfrentar mudanças no mercado, pode usar informações passadas para prever essas mudanças com antecedência e buscar a melhor solução para cada nova situação enfrentada.
Dividiremos este trabalho em três partes: no primeiro falaremos sobre a inflação, taxas existentes na economia, carga tributária, todos eles com a visão voltada para a locação de automóveis, que é o objeto de estudo da nossa atps; na segunda parte falaremos sobre os acontecimentos econômicos ocorridos entre 2008 e 2011, as crises que existiram e o posicionamento do Brasil; e na última parte comentaremos como anda o setor de locação de veículos atualmente e mostraremos uma pequena estratégia para aumentar a lucratividade do setor escolhido.
1º- Inflação, taxas de juros e carga tributária no serviço de locação de veículos
A inflação é um termômetro da economia de um país, indicando se existe ou não um equilíbrio sobre a oferta e a demanda do mesmo. A inflação é o aumento dos preços comparado ao poder de compra ocasionando a redução do valor aquisitivo da moeda.
A influência da inflação sobre a economia do país é desfavorável, pois a inflação dá origem a um crescimento rápido e extremamente desigual dos preços das mercadorias, como conseqüências surgem diferenças de rentabilidade em diferentes ramos de atividade.
Com relação aos veículos houve uma diminuição da inflação de 0,08% em junho deste ano puxada pela queda nos preços dos carros novos, segundo o índice do IBGE esses veículos ficaram 5,48 mais baratos devido a redução do IPI. Além disso, os preços dos combustíveis continuaram em queda (de -0,6% para -0,51% em junho) só que de forma mais