ATPS ECONOMIA
A De acordo com o estudo Consumer Watch Express Shopper, da Kantar Worldpanel, em média, 33% dos consumidores na América Latina optam pelo consumo de pratos congelados. Enquanto no Brasil essa é opção de 61% dos compradores. A distribuição de alimentos congelados produzidos por indústria de pequeno porte é realizada através de canais de distribuição conhecidos. A criatividade do empreendedor é fundamental para gerar formas alternativas de alcance ao consumidor. Podem-se considerar como básicos, os seguintes canais:
-Venda direta – realizada em loja própria, entrega em domicílio aos consumidores finais;
-Venda para estabelecimentos comerciais – bares, lanchonetes, padarias, hotéis, pousadas, supermercados, etc.
-Venda pela internet – site especializado em vendas e equipe de entrega, que pode ser própria ou terceirizada.
Custos
São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente no preço de venda.
No caso de produção de alimentos congelados, atentar para possíveis desperdícios de produtos utilizados na fabricação dos alimentos. Outro ponto importante é a compra de produtos pelo melhor preço, sem comprometer a qualidade.
O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.
B- Comportamento do consumidor
A partir da década de 80 os alimentos congelados passaram a ocupar um espaço importante no cardápio dos brasileiros de classe média e alta, principalmente em regiões onde a participação das mulheres no mercado de trabalho é grande. Os congelados entraram no cardápio de boa parte das casas brasileiras como uma