ATPS ECONOMIA
A palavra Economia deriva do grego oikonomía
Óikos= casa
Nómos= lei
O termo original seria “administração de casa”
Economia pode ser definida como a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.
Os principais problemas econômicos existente em toda sociedade não importando o grau de desenvolvimento ou sua forma de organização é relacionados ao O QUE e QUANTO PRODUZIR?, COMO PRODUZIR? e PARA QUEM PRODUZIR?
A) O quê e quanto produzir: Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, quais produtos serão produzidos e em que quantidades.
B) Como produzir: A sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente.
C) Para quem produzir: A sociedade terá também que decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção (demanda, oferta, determinação de salários, das rendas das terras, dos juros etc).
Sistemas Econômicos
O termo “sistema econômico” engloba todos os métodos pelos quais os recursos são alocados e os bens e serviços são distribuídos. O sistema econômico é formado por um conjunto de organizações como sendo a forma política, social e econômica pelo qual estar organizada uma sociedade
1 - estoques de recursos produtivos
2 - complexo de unidades de produção (empresas)
3 - conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais, que constituem a base de organização da sociedade.
Estes recursos só alcançam sua plena significação econômica quando mobilizados pelas unidades de produção (ou seja, as empresas) que integram o aparelho produtivo da sociedade, dando origem aos fluxos da produção e da renda, ao executarem as tarefas relacionadas à solução dos problemas