ATPS Economia
1. Desenvolvimento sustentável
O PIB, produto interno bruto é o indicador de toda a riqueza de um país, que representa a soma dos serviços produzidos e bens do país, tendo como principais, três grupos de atividades que são:
(É um dado copiado) • Agropecuária, formada por Agricultura, Extrativismo Vegetal e Pecuária;
• Indústria, que engloba Extrativismo Mineral, Transformação, Serviços Industriais de Utilidade Pública e Construção Civil;
• Serviços, que incluem Comércio, Transporte, Comunicação, Serviços da Administração Pública e outros serviços.
O PIB tem a importância no fato que existem padrões internacionais sobre o modo que deve ser computado, para que seja permitido comparações entre os países. Além de toda a sua importância como medida da economia, deve se lembrar que o PIB não pode ser tomado de um jeito de se aferir o bem estar.
Vem sendo muito discutido o PIB por vários estudiosos do mundo inteiro sobre a sua substituição, por um novo indicador que analisa o desenvolvimento sustentável e coloque a par das variáveis econômicas, e também o estudo sobre as sociais e as ambientais.
1.2 Conceito IDH
O índice do desenvolvimento humano IDH é o que mais se aproxima em escala global, tratando de um índice que faz as comparações entre os países, tendo o objetivo em medir a qualidade de vida oferecida a população e o grau de desenvolvimento econômico.
O IDH é elaborado por um relatório anual, que é feito pelo programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD). O índice é calculado por base nos dados econômicos e sociais, apresenta valores que vão de 0 a 1, sendo nenhum desenvolvimento humano a desenvolvimento total, assim os países mais próximo de 1, são mais desenvolvido. O IDH também é utilizado para analisar o desenvolvimento dos Estados, Cidades e regiões. Existe os fatores que são computados, que são a educação os números médio de anos de estudo, a longevidade que é a expectativa de vida da população e o PIB per capita.
Os autores