ATPS Economia
1. FUNDAMENTOS ECONÔMICOS.
1.1. PRODUTOS ELÁSTICOS.
1.2. PRODUTOS INELÁSTICOS.
1.3. CURVA DE POSSIBILIDADE
1.4. CUSTO DE OPORTUNIDADE.
1.5. RESOLUÇÃO DE QUESTÃO.
INTRODUÇÃO
Nesta atividade prática supervisionada será demonstrado as mudanças econômicas e tecnológicas, com o objetivo de aperfeiçoar investimentos, analisar demonstrações financeiras e elaborar estudos de viabilidade, aprendendo assim a lidar com as constantes mudanças e decisões no mercado de trabalho. Com exemplos para melhor esclarecimento.
1. Fundamentos Econômicos.
1.1 Produtos elásticos:
Dadas às condições normais de oferta dos produtos e ocorrendo uma alteração no preço de vendas, há uma resposta imediata e inversa na demanda/consumo. Ou seja, ao reduzir-se “x%” no preço de venda do produto aumenta-se “y%” na demanda.
Os preços dos produtos elásticos são formados basicamente pelo custo de produção, que vai determinar quanto à empresa vai pedir pelo produto. A finalidade de uma empresa é obter lucro, e para isso é preciso saber exatamente quanto o produto vale, para saber quanto ele vai custar para o cliente, isso para que não haja prejuízo na hora de saber quanto o produto realmente vai custar. 1.2. Produtos inelásticos:
No caso de produtos inelásticos, mesmo que se aumentem as quantidades ofertadas e se reduzam os preços a resposta na demanda mantém praticamente inalterada. Ou seja, dependendo de vendas e mesmo assim o aumento ou contração da demanda se altera em baixos índices, muitas vezes próximos de “0” (zero). Como os agrícolas, que inversamente ao volume produzido, é mais ou menos fixado num sistema. No entanto, suponhamos que a colheita tenha sido pequena por motivo natural com muita chuva, na hora da colheita o mercado se torna extremamente competitivo. O preço muda por motivo de especulação, os produtos do estoque mudam de preço, por causa da demanda e da procura.
1.3. Curva de