ATPS ECONOMIA
1. ANÁLISE DE MERCADO
No final de junho de 2014, os smartphones passaram a apresentar 74,4% do mercado de celulares, e ainda há previsão de um aumento de 22% entre 2014 e
2015. Mas o que é smartphone?
No
literal,
smartphone
significa
“telefone
inteligente”,
que
contém
funcionalidades avançadas graças ao seu sistema operacional. Esse sistema permite desenvolver programas adicionais, com recursos como utilizar rede de dados, GPS, localizador, baixar músicas, jogos, e outros aplicativos inteligentes.
Qual a necessidade dele?
Pela comodidade de ter um celular com uma tanta
capacidade, tanto tecnológica, quando funcional.
Como a tecnologia do aparelho permite que você fique conectado o tempo todo, a comunicação ficou, sem dúvidas, mais rápida. Assim, não só adolescentes que baixam milhões de aplicativos editores fotos ou para baixar músicas, mas também grandes empresas, em grande massa, utilizam a forma fácil de se comunicar em aplicativos de mensagens de áudio, texto e até mesmo chamadas de vídeo ao vivo.
Porém, sabemos que esse serviço não é de baixo custo. Além do custo de produção, que é cerca de 26% do produto final, ainda existem impostos e taxas internacionais para a venda no Brasil, já que não existe produção própria no país.
1.1 TECNOLOGIA NO BRASIL
O brasileiro, cada vez mais, se interessa por otimização, portanto, e de interesse maior de grandes empresas atualizarem o mercado brasileiro, que hoje, não consegue mais ficar sem. Coisas como bateria e sistema operacional, pesam mais na hora de efetuar a compra. As baterias utilizadas em smartphones, por exemplo, são programadas para acumular muita energia elétrica rapidamente e que agreguem pouco volume e peso ao aparelho. Para desenvolver uma bateria que acompanhe por três dias os sofisticados softwares sem necessitar de recarga, os
celulares teriam de aumentar de tamanho. Por isso, os tablets duram mais tempo ligados fora da tomada.
Tablets, smartphones, smart TVs, etc... E grandes marcas