atps economia
Disciplina: Economia
ATPS
ETAPA 01
Passo 01
A erva-mate
Também conhecida como mate ou congonha; é uma árvore originária da América do sul. Pode ser consumida em forma de chá quente ou gelada, o famoso chimarrão ou terere. Os índios guaranis da região nordeste da Argentina foram os descobridores do uso
da
erva-mate.
No século
16,
passaram
este
conhecimento
aos
colonizadores espanhóis, que o disseminaram por todo país. A erva-mate chegou a ser proibida no sul do Brasil durante o século XVI, sendo considerada "erva do
diabo" pelos padres jesuítas. A partir do século XVII, os mesmos passaram a incentivar seu uso com o objetivo de afastar as pessoas das bebidas alcoólicas.
Estudos detectaram a presença de inúmeras vitaminas na erva-mate; as do complexo B, vitamina C, vitamina D e também sais minerais como cálcio, manganês e potássio. Combate também os radicais livres; auxilia na digestão e produz efeitos antirreumático, diurético, estimulante e laxante. Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural.
Contém saponina, que é um dos componentes da testosterona, razão pela qual melhora a libido. Pode ser usada verde ou tostada, no preparo de chás e chimarrão, pode ser usada como bebida quente ou gelada.
A produção de erva-mate no Brasil
Até meados do século XX, o setor ervateiro assim como o setor primário exportador, passou por um processo de industrialização. A modernização da estrutura de produção fez com que as culturas tradicionais, tais como as geridas por pequenos produtores, acabassem diminuindo gradativamente. A erva-mate é produzida em mais de 180 mil propriedades rurais em vários municípios, gerando mais de 710 mil empregos diretos e sendo uma das opções de emprego e renda no meio rural nos meses de junho á agosto, época em que ocorre a colheita.
Segundo o IBGE, a produção de erva-mate em 2006 foi de 325 mil toneladas