Atps Economia
CEAD – CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO - POLO SÃO BORJA-RS.
ATIVIDADE AVALIATIVA: ECONOMIA
PRODUÇÃO DE RELATÓRIO:
TRABALHO DE ECONOMIA APRESENTADO COMO REQUISITO PARA A OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO E ATRIBUIÇÃO DE NOTA DA ATIVIDADE AVALIATIVA.
TUTOR A DISTÂNCIA:
RENATA MACHADO DALPIAZ
TUTOR PRESENCIAL:
ANDERSON DINAT
SÃO BORJA-RS
SETEMBRO/2013
Há tempos que a preocupação com a beleza vem acompanhando a humanidade, porém com o passar dos anos essa preocupação foi assumindo novas formas devido ao vasto desenvolvimento da indústria de beleza. Houve uma revolução na maneira de se vestir, na aparência física e, diante disso o surgimento de produtos e serviços para homens e mulheres se sentirem bem frente a uma sociedade preocupada com sua beleza.
O mercado de beleza e estética vive em constante crescimento, portanto transformou-se em um campo muito competitivo, contudo extremamente importante em todo o mundo. A abrangência desse mercado nos leva a observar não apenas o amplo crescimento de consumidores, mas também a necessidade de profissionais qualificados, gerando mais empregos e tendo em vista a satisfação do público alvo.
Dados do site portaldebelezabrasileira.com.br apontam que o Brasil é o terceiro mercado mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), os lançamentos e as novas apresentações de produtos são responsáveis por 35% do faturamento bianual do setor de cosméticos no Brasil, em 2011 a indústria brasileira da beleza cresceu 12,8% frente a 2010, com faturamento de R$ 30 bilhões.
Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE revelou que o brasileiro gasta mais com beleza do que com comida. Segundo o