ATPS Economia Etapa 2
Como dito por uma das integrantes do grupo: “Um bom empresário precisa ter profundo conhecimento do negócio, para isso é necessário muita pesquisa e experiência no ramo, além do planejamento a exaustão.”
Sabemos não ser tarefa fácil a formação do preço do produto ou serviço, para tanto, necessário termos alguns conceitos econômicos relacionados aos custos totais de produção. Inicialmente válido lembrar que os custos totais de produção são divididos em custos variáveis totais e custos fixos totais.
Custos Variáveis totais, segundo ensinamentos doutrinários, são parcelas dos custos que depende da produção, e por isso mudam com a variação do volume de produção. Representam as despesas realizadas com os fatores variáveis de produção, exemplificando: folha de pagamento, gastos com matérias primas.
Ainda segundo a doutrina, custos fixos totais correspondem à parcela dos custos totais que independem da variação na produção da empresa, são decorrentes dos gastos com fatores fixos de produção, exemplificando podemos citar aluguéis, despesa com energia elétrica e água encanada, na contabilidade são chamados de custos indiretos.
Para formação do preço, importante termos em mente também os conceitos de custos totais de curto e longo prazo, vez que de suma importância sua consideração quando da formação do preço do produto ou serviço.
O custos totais de curto prazo são caracterizados pelo fato de serem compostos por parcelas de custos fixos e de custos variáveis. Já os custos totais