ATPS - ECONOMIA 1 semestre
Custo de Oportunidade, Curva de Possibilidade de Produção, produto elástico e produto inelástico.
Curva de possibilidade de produção (CPP)
A curva de possibilidade de produção (CPP) é uma representação gráfica das escolhas que podem ser feitas no âmbito da produção com recursos disponíveis.
Para que possamos entender uma curva de possibilidade de produção é preciso aceitar que a quantidade de recursos existentes é fixa durante o tempo de análise. Todos os recursos de produção (terra, trabalho e capital) estão empregados na produção. E o nível tecnológico não sofre alterações, ou seja, mantém se constante.
A curva de possibilidade de produção, também pode ser reconhecida como forma de produção máxima na sociedade, quando temos recursos ou fatores de produção que se dispõe em dado momento do tempo. Trata de um conceito teórico com qual se ilustra como a escassez impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre opções de produção.
Com a escassez, a produção de um país acaba sendo limitada, isto é, tendo uma produção potencial ou produto de pleno emprego, quando todos os recursos disponíveis estão empregados (todos os trabalhadores que precisam e quer trabalhar estão empregados, não há capacidade ociosa).
Em uma economia com milhares de produtos, as escolhas que enfrentamos são complexas. Para entendermos o problema na forma mais simples, consideramos a mais básica economia, uma economia em que só podem ser produzidos dois bens (roupa de algodão e trigo). Se decidirmos produzir mais comida (trigo) e reorientarmos os nossos esforços neste sentido, então não poderemos produzir tanta roupa.
Considere que todos os recursos são utilizados na produção de comida. Neste caso, se produzirmos mais comida estaríamos bem alimentados, mas, sentiríamos frio se andássemos sem nada no corpo.
No outro extremo, se só produzíssemos roupa, é um resultado possível mais não desejado estaríamos bem