Atps didatica
Por exemplo: podemos estar desejosos de que nossos alunos aprendam o conhecimento científico, mas usamos como procedimento de ensino um trabalho de grupo espontâneo. Será que com esse procedimento estaremos conduzindo nossos alunos à aprendizagem desse conhecimento? Ou estaremos querendo que os nossos educandos aprendam a fazer uma coreografia, através da dança e, então, escolheremos deixá-los soltos, à vontade, cada um fazendo o que quiser. Será que, assim, estaremos possibilitando a disciplina necessária para a construção de uma coreografia? Ou, ao contrário, numa atividade de artes plásticas, propomos que nossos alunos aprendam a expressão livre pela pintura e, como procedimento lhes indicou que recubram linhas já elaboradas num determinado papel. Será que, dessa forma, conseguiremos nosso objetivo?
Existem vários métodos de ensino: pesquisas e apresentações, elaboração de projetos técnicos, relatórios de discussão, relatórios de laboratórios, relatório de trabalho de campo e de visitas, avaliação escrita individual, estudo de caso, observação direta sinopses de consultas bibliográficas, seminários, simulações através de situações fictícias auto- avaliação, portfólios, observação direta.
Para cada método existe um ponto positivo em comum que é a aprendizagem de maneira mais fácil e adequada para cada individuo, por exemplo, talvez uma pessoa tenha facilidade em fazer uma pesquisa e tenha dificuldade em apresentar um trabalho, já o outro prefere apresentar do que pesquisar, é nesse momento