atps didatica
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Atividade Prática Supervisionada na disciplina de Didática e Prática de Ensino do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação do professor-tutor à distância: Mª Ausdy Castro.
NITERÓI / RJ
2014
Introdução
Dados os desafios que o professor da atualidade enfrenta no seu cotidiano, é muito importante que este reflita sobre os problemas que a escola de hoje enfrenta e sobre o seu papel na sala de aula, enquanto alguém que transmite os seus conhecimentos e experiências aos educandos, para que estes se formem enquanto seres sociais, com valores éticos e morais. Deste modo, o presente trabalho reflete sobre a situação de indisciplina no contexto da sala de aula, já que este é um assunto muito polêmico e preocupante, que ocorre com alguma frequência nos dias de hoje. No decorrer deste trabalho, verificamos que era indispensável procurar responder a algumas questões. Assim, iremos discutir sobre as principais causas da indisciplina na sala de aula, de modo a que consigamos criar possíveis estratégias e medidas de prevenção. Também, iremos apurar quem mais sofre com esta situação e a quem incutir a responsabilidade desta problemática.
DESAFIOS COTIDIANOS DA PRÁTICA DOCENTE
Indisciplina – procedimento, ato ou dito contrário à disciplina; desobediência, desordem, rebelião. (Dicionário Aurélio).
Estudos têm evidenciado que o tema indisciplina se apresenta como um dos maiores obstáculos que enfrentam as escolas na sociedade contemporânea, provocando grande angústia nos professores que não sabem mais como lidar com a situação. Entretanto, para enfrentar o problema é necessário entender o que está acontecendo com a disciplina hoje na escola. As principais reclamações dos professores em relação à indisciplina são: falta de limite dos alunos,