Atps didatica
CURSO DE PEDAGOGIA
Fundamentos Filosóficos da Educação
Tutor: Wellington Aires da Cruz Pereira
Santo André
20/09/2012
Introdução A filosofia, como sabemos, possui um campo vasto de questionamentos. Talvez o correto seria dizer “as filosofias”, pois cada um trás a nós uma nova maneira de enxergar as perguntas, que muitas vezes julgamos banais ou nem as percebemos, pois de tempos em tempos podemos, ou melhor dizendo, devemos refazer os questionamentos a nós e a sociedade. Este trabalho deseja explanar um pouco sobre o tema filosofia na educação. Campo este, que ocupa um espaço significativo nas pesquisas e indagações nos meios filosóficos justamente por questionar, antes de tudo, a forma como o individuo é educado, levando em consideração o todo.
Fundamentos filosóficos, educação, diferenças socioculturais e seus reflexos em sala de aula. Gostaria de começar com as definições de Filosofia no dicionário Aurelio: Amor pelo saber e particularmente pela investigação das causas e dos efeitos , Sistema particular de um filosofo celebre , de uma escola de uma época ; Elevação do espirito , razão , resignação que nos coloca acima dos acidentes da vida , dos falsos preconceitos , do amor , das riquezas ; e essas mesmas definições podem nos proporcionar uma resposta extremamente filosófica para a importância da Filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que vivemos .
O amor ao saber e o que tem movido a sociedade desde os primórdios, da necessidade de saber como se faz fogo a grandiosidade de saber como chegar ao espaço por exemplo. Nós quase não percebemos, mas a Filosofia esta presente em quase ou porque não dizer todas as situações que envolvem o ser humano, até mesmo porque o homem é o objeto da filosofia. É comum em algum momento do dia nos questionarmos sobre algo pré-imposto ou irmos além