Atps didatica etapa 1 e 2
Didática e Prática de ensino
Etapa 1
Projeto
Nome do projeto: Jogo da batalha dos números para entender valor posicional
Introdução
Existe uma grande variedade de jogos de cartas que podemos trabalhar na escola com o intuito de apresentar situações de ensino envolvendo diferentes conteúdos, como comparação de quantidades, comparação de escritas numéricas, relação entre a numeração oral e a escrita, cálculo.
Nesses jogos, decidimos como montar o maço de cartas de acordo com seus objetivos: pode variar o valor das cartas (por exemplo: de 0 a 10, números compreendidos entre 1 e 100 ou apenas cartas com números terminados em 0) ou o tipo de cartas (com ou sem desenhos indicando a quantidade). Cartas de 0 a 9 e sem desenhos permitem formar números com diferentes quantidades de algarismos para propor situações de comparação e de cálculo, sempre centradas na reflexão sobre o valor posicional. A eleição do tipo de cartas e a quantidade de jogadores são variáveis e precisam ser consideradas para adaptar o jogo aos conhecimentos das crianças.
Faixa etária : Pré- escola. Idade: 4 a 5 anos.
Tempo estimado: 2 meses
Materiais necessários
Para o jogo Batalha simples: um maço de 40cartas com números terminados em 0, por dupla de alunos .
- Para o jogo Batalha de Composição: quatro conjuntos de cartas numeradas de 1 a 9 e 20 cartas com o número zero (total de 56 cartas), por grupo de quatro crianças.
Observação importante: as cartas devem ter apenas os números, de maneira que a comparação se baseie exclusivamente na escrita numérica.
Objetivo: Comparar escritas numéricas e refletir sobre o valor posicional dos algarismos. Conteúdo: Ordenação e comparação de números grandes (de dois, três ou quatro algarismos).
Flexibilidade Para crianças com deficiência intelectual
Antes de começar as atividades, é fundamental considerar o que a criança já sabe a respeito dos números. Antecipe as etapas do