Atps desenvolvimento economico
Tutor EAD: Eionyr Morais Barbosa
Tutor presencial: Edinei Paulo de Almeida Professora tutora a distância: Juliana Leite Kirchner
INTRODUÇÃO
O Brasil é um país com dimensões continentais, que apresenta diferenças de rendas e de emprego, diversas condições climáticas e distintas condições de higidez e saúde. Regiões e bolsões de exuberantes riquezas construídas pelo homem contrastam com comunidades miseráveis, com pessoas que vivem sem as condições mínimas de higiene.
Neste contexto, é difícil falar em Economia - no singular - pois é possível afirmar que existem Economias. Enquanto os insumos e os produtos de uma são abundantes, refinados, selecionados, e passam por severo controle de qualidade, os de outra são escassos, grosseiros, impuros e sem qualidade garantida. A primeira é a Economia dos desejos; a segunda, a das necessidades. Este raciocínio torna clara a acepção de que o que é bom para uma, não necessariamente é bom para a outra.
Nos dias atuais, a economia brasileira está sólida, pois o país é um grande produtor e exportador de mercadorias, principalmente os minérios, produtos agrícolas e manufaturados.
Produto Interno Bruto - PIB
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Existem três tipos de PIB: agrícola, industrial e de serviços.
Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando