Atps desenho 1 semestre
UNIDADE III
ATPS – Desenho Técnico
Campinas
2013
Exercícios Resolvidos
Etapa 4
Passo 1:
a) O método europeu, chamado método do 1º diedro e o método americano, chamado método do 3º diedro. A diferença entre as vistas é que no 1º diedro o desenho da vista será feito no lado oposto em que você se “localiza” e no 3º diedro no mesmo lado. A ABNT sempre que possível usa o método europeu.
b) É definir a forma e a dimensão de um determinado objeto, isenta sem ambiguidades, proporcionando todas as informações necessárias para a fabricação.
c) A projeção de uma figura sobre um plano é formado pela projeção de todos os seus pontos e nem sempre a figura projetada será plana. Para definir as formas do objeto utilizamos dois ou três planos de projeção:
- Vista Frontal: projeção sobre o plano de projeção vertical;
- Vista Superior: projeção sobre o plano de projeção horizontal;
- Vista Lateral: projeção sobre o plano de projeção lateral.
d) Os detalhes a serem projetados não são paralelos aos planos de projeção, a construção das vistas torna-se mais difícil, sendo necessária a construção simultânea de diferentes vistas, nenhuma das projeções ortogonais consegue projetar a verdadeira grandeza de um detalhe. Por isso recorre-se a planos auxiliares de projeção paralelos a esses detalhes.
Etapa 5
Passo 1:
a) Cotas, linhas de chamada, linhas de cota, setas e símbolos.
b) As regras gerais relacionadas com a inscrição das cotas nos desenhos são as seguintes:
1- As cotas indicadas nos desenhos são sempre as cotas reais do objeto, independentemente da escala usada no desenho;
2- Cor dos caracteres. Tal como para a representação em geral, os elementos da cotagem devem ser apresentados em preto;
3- Dimensão dos caracteres. As cotas devem ser apresentadas em caracteres de dimensão adequada a sua legibilidade. Os algarismos das cotas devem obrigatoriamente ter sempre a mesma dimensão num desenho. No esboço à mão