ATPS de Técnicas de Negociação - Projeto "Feito em Casa"
INTRODUÇÃO 4
RELATÓRIO - ETAPA 1 5
COMITÊ DE NEGOCIAÇÃO 5
RELATÓRIO - ETAPA 2 7
JOÃO DAS CRUZES 7
FERNANDO DA SILVA 8
ANA MARIA 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO A negociação possui presença constante em nosso dia a dia. Mesmo sem perceber, vivemos a negociar, inclusive em situações cotidianas nas quais entramos em acordo quanto ao tipo de pão que se vai comprar. É através da negociação que se obtém sucesso nas nossas relações. Tornamo-nos capazes, a partir dela de ouvir melhor, compreender, respeitar e interpretar as opiniões dos outros chegando, de forma assertiva, a um senso comum. No meio corporativo não é diferente, negociar é uma arte e deve ser desenvolvida por todos, especialmente nós, futuros administradores. Mas o que é negociar? Através dos conceitos e técnicas pode-se aprender e desenvolver essa arte. Na negociação ocorre uma troca de valores.
Nesse trabalho expressaremos nosso entendimento quanto aos conceitos de negociação sob a perspectiva de diversos autores, definiremos o que é negociação ao nosso vê, a partir daí, iniciaremos as etapas do estudo de caso.
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Técnicas de Negociação
RELATÓRIO – ETAPA 1
Analisamos as definições de diversos autores como Lax e James K. Sebenius, Richard Shell, Leigh Thompson, Marc Burbridge, David Berley, Matos, Junqueira, Amato, Pinto, Francisco Berbabeu, Fowler, Mills, Wanderley, mas preferimos utilizar a de Mariotini (2010) que apresenta a negociação como troca de convencimentos onde uma parte persuade a outra, apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista definido.
Wanderley (1998) nos diz que quase tudo pode ser considerado objeto de negociação, e negociar faz parte do nosso dia-a-dia, seja na vida particular, seja na vida profissional, pois negociar é um processo de alcançar objetivos por meio de acordos.
As pessoas com as quais negociamos tendem a buscar soluções para os seus problemas e satisfação