Atps De Ter A
A criança desenvolve junto com a brincadeira a imaginação, para os pequenos isso é de uma grande importância, com a imaginação eles vão alem do que podemos esperar e se fantasiam em situações de grandes aprendizados. O brincar é o principal modo de expressão da criança na infância, já que beneficiam muito suas imaginações assim podendo nós, perceber o que se passa com elas. A imaginação é tão grande que constroem também seus próprios brinquedos, que passa ser uma vitoria um orgulho para eles mesmos, isso felizmente abala o seus meio afetivos positivamente. O brincar é uma das atividades mais importante para que a criança se constitua na cultura e no meio social.
È necessário que a criança seja livre para agir em um ambiente organizado pelo adulto, mas que lhe de a oportunidade de transformar, adaptar, criar, interagir e integrar-se.
As brincadeiras que mais envolvem os dois gêneros são os piques. Temos também as brincadeiras que não saem de moda, ou seja, são praticadas há muito tempo que é o pular corda, amarelinha, bolas de gude, taco, peteca, dominó, passa anel, entre outras. Porem antigamente só se via meninas brincando com bonecas, passa anel, salada mista, casinha, etc, brincadeiras de um faz de conta e os meninos no brincar que envolviam mais atividades físicas.
Mas hoje as diferenças e particularidades dos gêneros apresentam um resultado bastante rico. O quadro de opressão e discriminação vivenciadas pelas meninas na educação física escolar esta sofrendo alterações, já que o aparecimento do futebol é em quinto lugar na preferência delas. Sendo que antes esportes como futebol eram exclusividade para os meninos.
A brinquedoteca é um espaço privilegiado que reúne a possibilidade para desenvolver as características lúdicas.