atps de teoria
Mercado Consumidor, concorrentes, fornecedores
Analise de mercado; é o comportamento dos produtos e dos consumidores quanto a suas decisões de produzir e de consumir – consumir e fornecer, sendo que, conforme o código Brasileiro de Defesa do Consumidor, os direitos do consumidor colocam-se perante os deveres do fornecedor de bens e serviços.
Consumidores e produtores/fornecedores encontram-se nos mais variados mercados, analisando os mercados, descobriu uma propriedade notável: o principio da “mão invisível”, pelo qual cada individuo, ao atuar na busca de seu bem-estar particular, realiza o que é mais conveniente para o conjunto da sociedade. Assim, em mercados competitivos, não concentrados em poucas empresas dominantes, o sistema de preço permite que se extraia a máxima quantidade de bens de serviço úteis do conjunto de recursos disponíveis na sociedade, conduzindo a economia a uma eficiência alocação dos recursos.
Formação de preço
O verdadeiro papel do mecanismo de preços numa economia de mercado é servir como um eficiente sistema de informação, pois os preços refletem implicitamente os fatores que determinam a demanda (renda, gosto do consumidor, preços de bens substitutivos, preços de bens complementares, taxas de juros, prazos de financiamento, expectativas do consumidor etc...). Assim, quando o mercado funciona adequadamente, não apresentando falhas.
Analise de macroeconomia
A macroeconomia trata o mercado de bens de serviços como um todo (agregando produtos agrícolas, industriais e serviços de transportes, por exemplo), assim como o mercado de trabalho ( não se preocupando com diferenças na qualificação, sexo, idade, origem de força de trabalho etc.). A teoria da macroeconomia propriamente dita preocupa-se com o aspecto de curto prazo. Em resumo, a teoria macroeconômica tradicional trata fundamentalmente das questões do desemprego e da inflação, considerando como problemas de curto prazo ou conjunturas, enquanto as