atps de teoria geral do processo
Dessa forma é uma das razões, pelas quais os juízes devem ter um papel mais ativo nas interpretações das leis.
Nos Estados Unidos houve por parte de Corte Suprema “Um Ativismo Judicial” para fazer valer os Direitos Civis, perdurando até os dias de hoje.
O Ativismo Judicial ganhou força inédita aqui no Brasil,com a nova composição e interpretação do STF, com a visão de justiça do Ministro Celso de Mello defende que o STF pode, e deve suprir as omissões do legislador, como fez recentemente para assegurar acesso gratuito,a creches escolares a crianças de até 06 anos,no município de Santo André em São Paulo.O ativismo judicial pregado por Celso de Mello que levou,a estabelecer limites,para comissão Parlamentar de Inquérito que ao seu ver,vinham praticando todo abuso de arbitrariedade.
Entendo o Ministro,esse papel do STF, explica “as novas circunstancias históricas e exigências sociais atuando como co-participe do processo de modernização do Estado Democrático de Direito brasileiro”,aponta ele que o STF tem que ser menos defensivo,ativo ao ponto de preencher as lacunas da legislação para que, prevaleça o espírito da Carta Magna de 1988 .
Comentários sobre a entrevista do historiador jurídico Cássio Schubsky, sobre a história do Direito é a história do Brasil.
O pesquisador e historiador, faz uma reflexão, sobre o Direito contemporâneo, e, os acontecimentos da história do Direito.
No passado os juízes desde de sempre, já tinham muito poder, pois tanto o juiz, o procurador,promotor de justiça tinha origem fidalga.Eram nomeados pelo rei, depois da Colônia do Império,sobre tudo com a Republica e principalmente com a Constituição de 1988.
Eles passaram a ser