Atps De Recrutamento 3 1
Para Fleury (2000) competência é: “saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”.
Dessa forma determinando e especificando quais são as competências do cargo a organização evitará erros na escolha do candidato pois a seleção segundo Chiavenato (1999) é o ato de selecionar, classificar candidatos adequados que possa supri às necessidades da organização.
GRAMIGNA (2002) cita algumas competências universais como: capacidade empreendedora, capacidade de trabalhar sob pressão, comunicação, criatividade e inovação, cultura da qualidade, capacidade de negociação, liderança, planejamento e organização, tomada de decisão e visão sistêmica, e auxiliam o profissional da área de recursos humanos bem como o profissional requisitante no estabelecimento do perfil.
Assim a “Brasil confecções” necessita que o Analista de recursos humanos tenha a seguintes competências universais:
-Comunicação
-Tomada de Decisão
-Liderança
-Visão Sistêmica
Comunicação
O analista ser comunicativo e que tenha uma boa fluência para relacionar-se com o público em geral pois será responsável em passar informações, avaliar e dar feedbacks aos funcionários.
Tomada de Decisão
Para tomada de decisão o analista precisa ser estrategista possuir conhecimentos e técnicas para solucionar os problemas. Ter habilidade para identificar as melhores alternativas objetivando ações com eficiência e eficaz, pois é uma atitude que envolve o todo da organização.
Liderança
A liderança tem como objetivo conduz o grupo e de motivar os colaboradores nas realizações das tarefas e da tomada de decisão. Ser líder não apenas impor ordens, mas