Atps de quimica
Nitrogênio (N2): 78,088%
Oxigênio (O2): 20,949%
Argônio (Ar): 0,93%
Dióxido de carbono (CO2): 0,03%
Neônio (Ne): 0,0018%
Hélio (He): 0,0005%
Metano (Ch2);
Criptônio (Kr):0,0001%
Acima de 96 km, perde a homogeneidade; formam-se camadas sucessivas de oxigênio (O2), hélio (He) e hidrogênio (H) atômico.
Os raios solares aquecem a superfície terrestre em torno de -27ºC. Em resposta, a Terra emite raios infravermelhos em todas as direções. Eles são absorvidos pelo dióxido de carbono e pelas moléculas de vapor de água que se encontram nas camadas inferiores da atmosfera e devolvidos. Parte deles é dirigida para baixo, retornando à superfície terrestre. Isso provoca um aumento da temperatura em 43ºC, o que resulta em uma temperatura média de 16ºC, durante o ano inteiro.
CAMADAS DA ATMOSFERA
São cinco, dependendo do gradiente de temperatura da região, ou seja, de sua variação em relação à altitude de uma determinada região atmosférica, medida a partir do nível do mar.
Regiões Atmosféricas
Altitude
Gradiente de Temperatura
Troposfera
0 a 11 km negativo Estratosfera
11 a 48 km positivo Mesosfera
48 a 80 km negativo Termosfera
80 a 650 km positivo Exosfera acima de 650 km indefinido Um gradiente positivo significa que a temperatura aumenta com a altitude; um gradiente negativo, que ela decresce com a altitude; e um gradiente indefinido, que a densidade das moléculas é baixa demais para que a temperatura tenha um valor significativo.
A troposfera contém cerca de dois terços da massa total da atmosfera. Nessa camada a temperatura diminui com o aumento da altitude à razão de 6ºC/km aproximadamente. Isso acontece porque a atmosfera é aquecida principalmente pelas radiações solares absorvidas pela superfície da Terra. Todos os fenômenos que afetam o tempo, como nuvens e precipitações, resultam de fenômenos troposféricos.
Assim, sempre que existe ar quente