Atps de quimica
ATPS Química
Corrosão do Ferro e do Aço e como evitá-las
Curso Engenharia Mecânica
Profa.: Jaqueline
Passo 1
Como ocorre a corrosão metálica e quais os meios corrosivos mais comuns.
A corrosão metálica é a transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia.
Os meios corrosivos mais comuns são: • Atmosfera(poeira, poluição, umidade,; • Gases: CO,CO2,SO2,H2S, NO2,...); • Agua (bacterias dispersas:corrosão microbiologica; chuva ácida, etc.); • Solo(acidez, porosidade); • Produtos quimicos.
Passo 2
O que é anodo de sacrificio e quias os anodos de sacrificios mais comun para o ferro e aço?
Ânodos de sacrifício é uma técnica utilizada para proteger uma substância de um ataque químico (corrosão). Esta proteção baseia-se no fato de existir um metal que possui potencial de corrosão mais baixo e, como tal, ser corroído durante a reação. Dos ânodos de sacrifício, o mais utilizado é o de magnésio. Apesar de a sua eficiência ser baixa (aproximadamente 50%), ele tem um potencial bastante negativo que permite elevados valores de correntes. A eficiência de 50% é devida provavelmente à formação de iões Mg+ instáveis.
Passo 3
Analisar a frase e julgar se ela esta correta ou incorreta, justifique sua resposta com um exemplo, baseando-se na leitura no PLT e na pesquisa realizada anteriormente:
“Um determinado meio pode ser extremamente agressivo sob o ponto de vista da corrosão para um determinado material inofensivo para outro”.
A frase é correta.
A água em seu estado gasoso em contato com o ferro causa corrosão rapidamente, o que não ocorre com o aço inoxidável.
Passo 4
Elaborar um texto colocando a importância de um engenheiro conhecer os conceitos de eletroquímica. Você pode