Atps de Psicologia da educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA–CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CAMILA DIAS BASTOS (RA 6580309256)
CLEIDE CAVALCANTI DE OLIVEIRA (6506282794)
ISABEL CRISTINA DOS SANTOS (6582335299)
MARCELO SILVA DE OLIVEIRA (7149510283)
PRISCILA OLIVEIRA LIMA (7581605813)
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS) ENTREGUE COMO REQUISITO PARA CONCLUSÃO DA DISCIPLINA “PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO”, SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA TUTORA : SINARA PENTEADO.
CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO.
SIGMUND FREUD
Sigmund Freud (1856-1939) foi psiquiatra e neurologista austríaco. É o pai da Psicanálise. Utilizou o termo psicanálise pela primeira vez, em 1896. Aos 17 anos, ingressou na Universidade de Viena, no curso de Medicina. Durante os anos de faculdade, trabalhou no laboratório de neurofisiologia, até formar-se em 1881.
Sigmund Freud interessou-se inicialmente pela histeria tendo como método a hipnose. Ele foi um grande contribuidor para ciência, através da psicanálise, ou seja, uma teoria do funcionamento da mente humana, para explorar sua estrutura, destinado assim a tratar muitas doenças e comportamentos compulsivos, e reprimidos de cada individuo.
Freud buscou desde afundamentação de sua teoria, relacionar o pensamento filosófico ao pensamento neurológico, ampliando as suas fontes de conhecimento em grandes campos do saber, na própria educação e moralidade a teoria psicanalista buscou formular interpretações, problematizando assim o excesso de poder.
Contudo a sua grande descoberta se deu ao grande destaque sobre a questão da sexualidade como força central da vida. Freud notou que na maioria dos seus pacientes que teve o início de sua prática clínica,como: distúrbios, queixas, e histerias estão relacionados a sentimentos reprimidos com origem em experiências sexuais perturbadoras.
Por isso, sem que saibamos por que desejamos, amamos, ou até mesmo