ATPS DE PROJETOS
GESTÃO DE PROJETOS
Segue abaixo ferramentas e métodos para gerenciamento de RH:
Organograma e descrição de cargos
Organograma é a forma gráfica de apresentar a estrutura da organização, no nosso caso, a estrutura organizacional do projeto. A forma mais comum de representar a estrutura organizacional do projeto é através de um gráfico apresentando a hierarquia do projeto. Complementar ao organograma, usa-se bastantes gráficos matriciais para representar as responsabilidades da equipe do projeto, principalmente, o gráficoRACI (Responsible, Accountable, Consult and Inform).Para projetos mais complexos, muitas vezes, é necessário descrever os cargos necessários com detalhes de habilidades, garantir a formação da equipe mais adequada para o projeto.
Rede de relacionamento
A rede de relacionamentos, mas, conhecida pelo termo inglês, Networking, é essencial para ter sucesso em seus projetos. Os projetos dependem das pessoas, e o networking permitirá que você se aproxime das pessoas criando uma rede sólida de amigos que poderão lhe ajudar em seus projetos. O networking mais efetivo e duradouro é aquele feito de forma mais natural e construído baseado em uma relação ganha-ganha entre ambas as partes.
Opinião especializada
A opinião especializada é a ferramenta e técnica mais usada pelos processos do Guia PMBOK. Ela pode ser obtida por meio de consultas individuais ou em formato de painel (discussões de grupo, pesquisas de opinião). Ela é citada em 28 dos 47 processos do guia e por isso, deve sempre ser considerada.
A razão é simples, gerencie seu projeto de forma eficaz e procure o especialista para os assuntos que não domina.
Veja alguns exemplos dos processos do Guia PMBOK® e seus principais usos da opinião especializada:
Processo Guia PMBOK
Principais usos
Identificar as partes interessadas
Para garantir ampla identificação de cada parte interessada e de seu perfil (poder, influência, ...)
Solicita opinião e