Atps de processos gerenciais
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos abordar o tema Processos Administrativos, e assim falaremos sobre como Planejar, Organizar, Coordenar e Controla na teoria e na prática.
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija e empresa e seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realizada atual ou futura (CHIAVENATO, 2007).
O planejar é unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento, envolvendo quais as decisões a ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados. O planejamento deve ser flexível, a fim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho, sendo assim, torna-se importante calcular todos os riscos para que não fiquem margens de erro. Através do planejamento os gestores definem a tomada de decisões por meio de um processo analítico, concentrado em variáveis empresariais, econômicas e tecnológicas.
Fayol (1984, p. 102), define planejamento como “a tarefa de traçar as linhas gerais das coisas que devem ser feitas e dos métodos de fazê-las, a fim de atingir os objetivos da empresa”. Segundo Kunsch (2003, p. 205), “planejar não significa simplesmente fazer previsões, projeções e predições, solucionar problemas ou preparar mecanicamente planos e projetos”. E para Chiavenato (2007, p. 138) “O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle”.
O fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia. Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro, essas antecipações e presunções devem ser