ATPS DE PROCESSOS ETAPA 2 PASSO 2
As organizações, no cenário globalizado e competitivo de hoje, têm uma variedade de responsabilidades e objetivos, dentre os quais se destaca a sua capacidade de atrair e mobilizar as poupanças e direcioná-las àqueles investimentos eficientes geradores da renda necessária ao desenvolvimento econômico.
As variáveis do mundo econômico-financeiro estão provocando sérias imperfeições nos processos de tomadas de decisões empresariais, gerando consequências nefastas, quer para a sobrevivência das empresas como suporte social, quer para a própria eficiência.
O quadro atual da economia mundial que tem efeitos da globalização econômica, que obriga os países a reduzirem seus custos e abandonarem o assistencialismo.
Atualmente, em função da globalização e da abertura do mercado nacional, vislumbra-se o começo do fim da organização tradicional. Um século dominado por um único tipo de organização – a burocrática – está dando lugar, a uma nova era.
Essa evolução envolve um pensamento renovador sobre a maneira pela qual as pessoas, o trabalho e as informações podem ser reunidos em novas formas de organização capazes de realizar níveis significativamente mais altos de desempenho continuado.
As pressões sobre as empresas são cada vez maiores, exigindo das pessoas e, principalmente, dos seus gerentes maneiras diferentes e seguras de se alcançar melhores resultados.
Entretanto, várias são as críticas aos gerentes que, de maneira tradicional, tentam administrar empresas em situações que não se assemelham daquelas do passado.
Os tempos atuais requerem mais informações e recursos para o enfrentamento de condições instáveis e inesperadas.
Os gerentes, atualmente, são levados a dar respostas as situações complexas que exigem diferentes habilidades. As pressões de tempo, satisfação do cliente, redução de custos, entre outras, estão presentes no dia-a-dia daqueles que administram.
A competitividade, palavra de ordem nos dias