ATPS de políticas especiais
Centro de Educação a Distância
Curso: Serviço Social
Disciplina: Políticas Especiais
Título: Discriminação Racial
Acadêmicos
Adriana Fonseca Sales - RA: 293830
Janiery Cavalcante Aranha - RA: 339261
Lina Maria Costa Ferreira - RA: 307567
Liliane Lima Sousa - RA: 333173
Cazumi da Silva Alves - RA: 286168
Professora Ead: Maria Laura Santos
INTRODUÇÃO
Atualmente, combater o preconceito racial no
Brasil, não se trata de uma questão simplória, em virtude de um passado traumático. Entretanto, tal fato, não pode se refletir em nossos dias atuais e menos ainda, no futuro de nossa humanidade.
IMPLICAÇÕES DA DISCRIMINAÇÃO
RACIAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA
A discriminação é mais frequente com indivíduos da raça negra e mais precisamente com negros pobres, agravando-se contra mulheres, crianças e idosos negros.
DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA
SOCIEDADE BRASILEIRA
O conceito de papéis sociais é delimitado pela noção de gênero, este último um conceito clássico na análise e teoria feministas. Os papéis sociais se definem (e são definidos) a partir das relações de gênero, redesenhando os perfis de homens e mulheres, outrora esculpidos somente pela sociedade patriarcal.
INCLUSÃO NO BRASIL
A inclusão no Brasil, cada vez mais se consolida num movimento incessante de se pensar em como sanar os problemas relacionados à aprendizagem que a cada dia vemos aumentar em nossas escolas.
AÇÕES AFIRMATIVAS E SUA
IMPORTANCIA NA LUTA CONTRA A
DISCRIMINAÇÃO
Recebe o nome de ações afirmativas o conjunto medidas especiais e temporárias, tomadas pelo
Estado e/ou pela iniciativa privada com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo oportunidades e tratamento similar, e ainda a compensação pelas perdas resultantes de discriminação e marginalização, derivadas de causas raciais, étnicas, religiosas, de gênero e outras.
AÇÕES AFIRMATIVAS incremento da