Atps de logistica
CURSO: ADMINISTRAÇÃO 7° E 8° SEMESTRES
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇAO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
PROF. MS. EDUARDO S. RÜCKER
ATPS - ETAPA 1
ALUNOS (AS):
FLÁVIO AUGUSTO AMARAL, RA 1018853076
LEANDRO PEREIRA MOTTA, RA 1065124504
MANUELA SCHLEDER RHEINHEIMER, RA 1053014372
SIMONE ALBERTI GOLIN, RA 9266755093
CAXIAS DO SUL, 11 DE ABRIL DE 2013.
Gestão de estoques
A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos.
Portanto gestão dos estoques visa, numa primeira abordagem, manter os recursos ociosos expressos pelo inventário, em constante equilíbrio em relação ao nível econômico ótimo dos investimentos. E isto é obtido mantendo estoques mínimos, sem correr o risco de não tê-los em quantidades suficientes e necessárias para manter o fluxo da produção da encomenda em equilíbrio com o fluxo de consumo. Gestão de estoques é um conjunto de atividades que proporciona, por meio das respectivas políticas de estoques, o pleno atendimento das necessidades da empresa, com a máxima eficiência e ao menor custo, através do maior giro possível para o capital investido em materiais. A manutenção de estoques trás vantagens e desvantagens para a empresa, vantagens no que se refere ao pronto atendimento de clientes e desvantagens no que se refere aos custos decorrentes de sua manutenção.
Compete ao administrador encontrar um ponto de equilíbrio o estoque custa dinheiro, e por isso a necessidade de manter estoques acarreta uma série de custos assim, seu objetivo fundamental consiste essencialmente na busca do equilíbrio entre estoque e consumo, o que será obtido mediante as seguintes atribuições, regras e critérios: impedir entradas de materiais desnecessários;