atps de literatura
Este trabalho tem por finalidade de falar de gêneros literários. Períodos estilísticos e os grandes clássicos da humanidade
O Período Medieval é marcado por modalidades literárias como poesia cortês: uma forma convencional, o amor como tema das poesias e o surgimento do cavalheirismo; o cancioneiro: com cantigas d’amor com feição erudita, cantigas d’amigo com origem rural, cantigas de escárnio com o gênero satírico e a prosa com um romance de cavalaria, escritos místicos e doutrinários e com a historiografia Aos poucos a sociedade liberta-se do domínio da Igreja e a arte volta-se mais para a realidade, valorizando o homem e colocando-o como o centro ao redor do mundo que pode ser chamado de antropocentrismo opondo-se ao teocentrismo da Igreja, no qual a Igreja era o centro e o poder. Então surge o Renascimento, identificado pela valorização da razão, pelo culto aos valores da Antiguidade Clássica e pelo humanismo. O Renascimento valoriza o conhecimento e o raciocínio, capaz de conduzir o homem a grandes proezas como as que cantam Camões em Os Lusíadas, um poema épico das grandes navegações portuguesas. Camões foi um poeta lírico, dramático e épico, em suas obras predominam os sentimentos e emoções.
O Barroco inicia-se com uma série de eventos marcados pela história do Brasil, como a presença de comerciantes estrangeiros, as transformações sociais, econômicas e culturais devido às invasões francesas e holandesas, o declínio da cana de açúcar; a ação dos bandeirantes e a descoberta do ouro em Minas Gerais. É possível distinguir ecos da poesia barroca na vida colonial e um estilo colonial-barroco nas artes plásticas e na música. O Arcadismo “como a busca do natural e do simples e a adoção de esquemas rítmicos mais graciosos, entendendo-se por graça uma forma específica e menor de beleza”. Marcado pela arte do equilíbrio e harmonia, a busca do racional, do verdadeiro e da natureza, retoma as concepções de beleza do Renascimento.
O Romantismo era tudo