ATPS de Leitura e Produção Textual
Pólo Senhor do Bonfim-Ba
Licenciatura em Pedagogia
Componente Curricular: Leitura e Produção de Texto
Tutor à distância: Rerison Rodrigues de oliveira
Dicentes:
Andréa Gonçalves Dantas, RA 428113; Andressa Lima Bispo dos Santos, RA 421110; Pauliana Santos da Silva, RA 431487; Roberto William Mendes Muricy, RA 432199; Telma Gomes Borges; RA 420565.
Senhor do Bonfim, 18 de junho de 2013
A importância do conhecimento dos gêneros textuais para uma boa leitura Há tempos discute-se no mundo a questão de como estimular o gosto dos alunos pela leitura. Pensando nisso a Professora Doutora Lílian Lopes Martin da Silva desenvolveu uma ideia acerca da biblioteca de classe como forma de trabalho eleita para formação de leitores na escola, no âmbito da disciplina Língua Portuguesa.
A BC foi apresentada a professores da rede escolar do Município de Ponta Grossa/PR, na II Feira Municipal do Livro. Esta apresentação procura argumentar em favor de uma aula destinada ao ensino de leitura, que é a Biblioteca de Classe, no qual a prioridade não é o desenvolvimento de competências, da fluência na leitura, da intelecção dos textos. Sim, um espaço, tempo curricular que admite a professor e alunos, percursos distintos pelos livros e pela leitura, potencializando a relação necessária do sujeito com um conjunto de aspectos que configuram a prática de ler. Mais os professores confrontam insistentemente com os desafios da formação dos leitores na escola, pois quanto maiores forem os nossos recursos materiais e pessoais para organizar o trabalho como os textos escritos, maior a chance de tornar mais adequada, mais consistente e pulsante nossa prática docente como professores de português. Séculos atrás o ensino era feito através de dois modelos: O 1º apoiava-se nos livros “enciclopédicos”- em que os textos para o aprendizado da leitura buscavam instruir os alunos nos mais