Atps de gestão do conhecimento
ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROFESSOR EAD:(Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito)
TUTOR PRESENCIAL (ALLANA)
TUTORA A DISTÂNCIA: CINTIA GALENI
TAGUATINGA/DF
12 de junho de 2012
INTRODUÇÃO
Neste projeto abordaremos a importância da Gestão do Conhecimento (GC) sob os pontos de vista: conceitual e prático que é um campo riquíssimo que nos estimula a todos - principalmente os gestores, os gestores de recursos humanos, os economistas dos recursos humanos e, obviamente, os responsáveis da formação dos trabalhadores do conhecimento. E, por consequência, dos resultados das suas investigações, da avaliação das suas boas práticas, da reflexão prospectiva e sistêmica de modelos novos de atuação.
DESENVOLVIMENTO
Capitulo 1
1. Definição de Gestão do Conhecimento.
Segundo Davenport e Prusak (1998, p. 6), “o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente”. Os valores e as crenças integram o conhecimento, pois determinam, em grande parte, o que o conhecedor vê, absorve e conclui a partir das suas observações. Nonaka e Takeushi (1997, p. 63) observam que “o conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromisso”.
Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo, que é agregar valores as pessoas e à empresa.
Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento torna-se valioso. As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação.
A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia. Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus