ATPS de Gestao de Pessoal
Ocorreram grandes mudanças na área de Recursos Humanos onde passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformação e sustentação em uma organização, em que atua na estrutura hierárquica de uma empresa, desde o nível produtivo até a liderança, gerenciando talentos e conhecimentos.
Gestão de Pessoas área que visa administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Sua filosofia de ação não é mais administrar recursos humanos, nem administrar pessoas, mas, administrar com pessoas.
2. Etapa 1
Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais
O termo Gestão de Pessoas veio a surgir no final do século XX, esse contexto é formado por pessoas e organizações. Segundo Roseane de Queiroz (24 de maio de 2005). “Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais”. E sobre a visão de Chiavenato (2008) “a gestão de pessoas ajuda o administrador, seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor, a desempenhar as funções de organizar, planejar, dirigir e controlar, porque ele não desempenha essas funções sozinhas, mas com pessoas que formam sua equipe”.
A moderna Gestão de Pessoas consiste de atividades integradas, o que são conhecidas como seis processos básicos, sendo eles: processo de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.
Em constante processo de mudança de cenário as empresas estão cada vez mais buscando uma estruturação sólida, baseadas em equipes consolidadas, conscientes de suas atitudes, comportamentos e postura, alinhados aos valores da organização, orientados ao resultado final almejado.
E com a competitividade no mercado as empresas para sobreviverem e ser bem-sucedidas busca inovação onde é necessário investimento, principalmente em relação aos funcionários, é por esse motivo que o RH se tornou o coração da