Atps de gestao de conhecimento
Atividade Prática Supervisionada
Tutor Presencial: Jefferson Kiyoshi Komesu
Tutor a Distancia: Me. Rodrigo Rodrigues
Professor(a) EAD: Cristiane Vinholi de Brito
Administração
Gestão do Conhecimento
Agnaldo Coelho dos Santos RA 356021
Heverton Hugo Alves Burci RA 365171
Jose Victor Prevedel RA 365011
Leandro Barbosa RA 358673
NAVIRAÍ-MS
Junho de 2012
SUMÁRIO
Introdução 3 Etapa 1 4,5 Etapa 2 6,7 Etapa 3 8 Conclusão 9 Referências Bibliográficas 10 Introdução.
O conhecimento possibilita uma maior compreensão de como lidar com os conflitos, as turbulências e os paradoxos que as empresas necessitam de um novo paradigma, ou ainda, que a gestão do conhecimento é a capacidade da empresa de identificar e transmitir conhecimentos relevantes aos seus funcionários criando possibilidades para que este conhecimento seja efetivamente aplicado em favor do desenvolvimento de vantagens competitivas para a empresa.
O conhecimento ainda pode ser dividido em dois grupos, o tácito e o explícito. O conhecimento explícito é aquele que pode ser exteriorizado através da linguagem formal e que se encontra expresso na forma de manuais, instruções, expressões matemáticas e etc. Já o conhecimento tácito é mais difícil de ser compartilhado, pois está incorporado à experiência pessoal e dependem de fatores intangíveis como valores e crenças individuais.
A função da organização é fornecer o contexto apropriado para facilitação das atividades em grupo e para criação e acumulo de conhecimento individual.
Etapa 1.
O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir todo o conhecimento presente na organização.
É nesse contexto que o conhecimento, ou