Atps De Fundamentos Sociologicos Da Educa O 4
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PALOMA CONSTANTINO DA SILVA RA 437388
SÂMIA TAMIRES PINHEIRO DA SILVA RA 437018
MAGNÓLIA MAURÍCIA DA SILVA RA 406353
ATAIZES NASCIMENTO RA 437398
ALINE DA SILVA SANTOS RA 436792
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes
SENHOR DO BONFIM, NOVEMBRO DE 2014
•
1. Introdução
•
2. O significado da Sociologia e sua contribuição para a educação
3. Texto entre os muros da escola
4. Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual
5. Temáticas Educacionais
4. Considerações finais
5. Referencias Bibliográficas
Introdução
A sociologia é uma ciência que tem como proposta pensar sobre o homem e a sua interação, produzir conhecimento para pensar o processo social e como funciona esse processo social, essa construção da sociedade. Sociedade que se faz o tempo todo, que se modifica sem parar, também surgiu da necessidade de se explicar os problemas sociais, as culturas existentes e as “diferenças” existem várias teorias que são utilizadas para tornar a sociedade melhor. De qual forma como educadores poderemos contribuir para educação, a educação está dentro da sociedade como um todo.
O significado da Sociologia e suas Contribuições para a Educação
O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte em 1838 (séc. XVIII), que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem
— como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados. A Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII, como resposta acadêmica para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente.
A Sociologia surge então para compreender as novas formas