ATPS De Fundamentos Das Politicas Sociais 2014
Pólo- de apoio presencial Luiz Alberto de Lima
Disciplina: Psicologia e Serviço Social II
Acadêmicos:
Antonio Alex Sandro de Souza – RA: 430066
Luciana França da Silva- RA: 1299784661
Luana Corcino da Costa – RA: 427947
Lucia Cristina Candido da Silva – RA: 8332005761
Maxynara Melo dos Santos – RA: 437692
Professor (a) (EAD): Helerose A. da S. Pedroso Coelho
Assú / RN 19/09/2014
INTRODUÇÃO
No presente trabalho pretendemos discutir de forma analítica, critica e bem objetiva as questões sócias que envolvem nosso país, passando pela influencia do pensamento Grego na política, analisando as conquistas trazidas pela constituição brasileira de 1988 e ainda sua discrepância da nossa realidade social, e ainda a grande contribuição do espetacular “HOMEM SOCIAL” chamado Gandhi.
I- Política e Política Social
Política é a ciência ou arte de governar a cidade, deriva de “polis” que significa aquilo que é público.
Quando falamos em política precisamos ter em mente a existência de grupos lutando pelo poder em busca da realização de seus interesses.
As políticas sociais surgiram como conseqüências do Capitalismo e da Revolução Francesa.
A Revolução Industrial gerou grandes alvoroços, as pessoas que antes trabalhavam para seu próprio sustento, agora teriam que ir até as cidades desta vez não para vender seus produtos (alimentos), mas para vender sua força de trabalho para ter direito a moradia segura, a uma boa qualidade de vida, o trabalho agora é tratado como mercadoria já que as relações comerciais começam a mudar, surgem então os problemas, a necessidade de uma intervenção do Estado criando políticas sociais.
Diante do exposto as autoras BEHRING E BOSCHETTI dizem:
“As políticas sociais e a formação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas e formas de enfrentamento – em geral setorializadas e fragmentadas – às