Atps De Fenomenos De Transporte
Passo 1 (Equipe):
Pesquisar em livros da área as numerosas aplicações da mecânica dos fluidos num automóvel, principalmente quanto aos componentes associados ao transporte de combustível.
O fluído é uma substância que não tem forma própria que se deforma continuamente sob a ação de uma tensão de cisalhamento, está presente em forma vital em todos âmbitos de nossa vida, sendo assim essencial para nossa existência e funcionamento de meios de transportes e outros exemplos.
A ciência dentro da física que estuda o comportamento físico dos fluidos e das leis que regem este comportamento denomina-se Mecânica de Fluídos. A mecânica de fluidos está interligada com ramo automibilistico desde o projeto inicial de um automóvel em sua aerodinâmica , a sua composição em seus sistemas de propulsão e fluxo, incluindo bombas,separadores,compressores,turbinas,lubrificação, sistemas de aquecimento e outros.
O sistema de transporte de combustível de um automóvel tem como base os princípios da mecânica de fluidos em seu funcionamento,o principal elemento para funcionamento desse sistema é a bomba de gasolina, que torna-se necessária num sistema de alimentação, já que o sistema de combustão fica normalmente a um nível mais elevado que o tanque de combustível. Existem dois tipos de bombas: as mecânicas, que se situam necessariamente no compartimento do motor , pois são acionadas por este. E as elétricas, instaladas próximo do tanque (ou dentro dele mesmo),afastada do motor e do calor por este liberado.
A bomba de gasolina mecânica consiste numa câmara dividida por um diafragma a parte superior contém um filtro e um copo de sedimentação e apresenta duas válvulas com mola para regular o fluxo da gasolina.
Na parte inferior encontra-se uma mola que regula a pressão de alimentação da gasolina e uma haste de comando (braço ou alavanca) acionada pela árvore de comando das válvulas. O diafragma é alternadamente impelido para