ATPS DE ESTATISCA
Os dados são obtidos pelo próprio pesquisador, utilizando dados já existentes (dados secundários) ou através de levantamentos (dados primários) e experimentos.
A matéria prima para os estudos estatísticos são os dados de observação, tratando-se dos valores que são adicionados as características. Os dados de observação são oriundos de várias fontes, podendo ser coletados de duas formas:
-Enumeração: referentes a uma variável discreta;
-Mensuração: referentes a uma variável contínua.
A coleta de dados pode ser dividida em contínuas, periódicas ou ocasionais.
* Coleta de dados contínua: quando os eventos que acontecem durante determinado estudo, são registrados à medida que ocorrem;
* Coleta de dados periódica: acontecem de ciclo em ciclo, como exemplo o censo do Brasil;
* Coleta de dados ocasional: são aqueles realizados sem a preocupação de continuidade ou periodicidade.
Amostragem
É o processo de retirada de amostras de uma população, sendo uma das etapas fundamentais na tomada de decisões nos diversos níveis gerenciais.
A amostragem estuda as relações existentes entre a amostra, a população de onde ela foi extraída e a forma como ocorre esta extração. É útil na avaliação de grandezas desconhecidas da população, frequentemente denominadas parâmetros, com base no conhecimento de grandezas correspondentes das amostras, geralmente chamadas estimativas ou estatísticas. Também auxilia na verificação de diferenças observadas entre duas ou mais amostras, para saber se estas diferenças são devidas a uma variação casual ou se são verdadeiramente relacionadas aos efeitos de tratamentos.
Tem por objetivo principal determinar meios e métodos para estudar as populações através de amostras. Podemos dizer que amostra é um subconjunto da população, necessariamente finito, pois todos os seus elementos serão examinados para efeito da realização do estudo estatístico desejado. Sua utilização ocorre,